sábado, 12 de maio de 2012

Dicas de Pintura

ARQUITETURA E CORES

AMBIENTES AMPLOS
Poucas pessoas têm o costume de reduzir ambientes amplos, porém dependendo do uso que se fará do ambiente isto se faz necessário. Para isto recomenda-se pintar duas paredes do ambiente, sendo uma de frente para outra em um tom mais escuro que se utilizará nas demais. Escurecer vãos e espaços vazios de paredes defrontadas, como também terminar a pintura de uma ou mais paredes com uma cor mais escura, também ajudará a se obter este efeito. As cores escuras com certa intensidade como a telha ou a terracota sempre reduzem os ambientes.

AMBIENTES BAIXOS
Ao menos que se deseje destacar a natureza baixa do ambiente pinte as paredes e o teto deste ambiente com cores claras. Para aumentar a altura do "pé direito" pinte o teto com uma cor mais clara que as paredes ou faça pintura das paredes com uma cor clara escurecendo gradualmente até se chegar ao chão.

AMBIENTES ESCUROS
Não é possível evitar que um ambiente fique escuro devido a pequenas janelas e/ou portas ou porque existe muita incidência de sombras, as tintas não podem criar luz, apenas refleti-la. Experimente pintar o ambiente com uma cor "quente" e brilhante e utilize cores reluzentes e aconchegantes ou decore em tons "pastéis" e utilize lâmpadas que reproduzam a luminosidade natural.

AMBIENTES ALTOS
Os ambientes altos são encontrados normalmente em construções mais antigas como casa de campo. A altura que vai do chão até o teto é chamada comumente de "pé direito" e pode ser aumentando ou diminuído com o uso adequado das cores. Para rebaixar a altura do "pé direito" pinte o teto da mesma cor que as paredes ou, se desejar um maior rebaixo pinte o teto com uma cor mais escura que as paredes.

AMBIENTES ESTREITOS
Com exceção de se gostar de um ambiente pequeno utilize uma cor pastel ou brilhante nas paredes e tetos. Paredes escuras com o teto claro darão a impressão de um corredor.

COMO TIRAR MANCHAS MAIS COMUNS
Para tirar manchas provocadas por pingos de chuva, lave a parede com água o mais rápido possível, principalmente se a pintura for recente. Manchas provocadas por pingos de chuva tendem a fixar-se com o passar do tempo.
Para tirar manchas amareladas provocada por gordura ou fumaça de cigarro, recomendamos lavar a superfície com uma mistura em partes iguais de água e detergente a base de amoníaco. Em seguida, passar um pano seco e limpo. Se a mancha for resistente, coloque em um pano limpo apenas o detergente à base de amoníaco e seque a parede imediatamente.
Para manchas de mofo, bolor ou fungo, lave a superfície com uma mistura em partes iguais de água e água sanitária e em seguida lavar com água pura em abundância.

EXTERIORES
Para pintar áreas externas nunca comece a pintura onde o sol estiver incidindo. Acompanhe o movimento do sol ao redor da casa, desta forma, as paredes estarão sempre secas e na sombra.
Nas áreas externas evite fazer pintura em dias sujeitos a chuvas, com muita umidade e com temperatura inferior a 10° C ou superior a 35° C.

INTERIORES
Para pintar interiores e economizar tempo e dinheiro, comece pelo teto, paredes, portas, janelas e finalmente o rodapé.
É necessário proteger todos os objetos como cortinas, quadros, lustres, tapetes e pisos com lona ou jornal.
Para proteger rodapés, placas de interruptores, tomadas e batentes de portas, contorne a superfície com fita crepe.

Fonte: Casa & Tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário